A micro e macrodrenagem das águas fluviais é um problema recorrente onde na sua maioria é um problema muito comum e passa anos e anos e não acham uma solução nas grandes cidades. Na realidade a sua solução passa por uma series e diversos recursos e ações estrategicamente técnico, sendo uma delas o concreto permeável.
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), este tipo de material representa uma solução viável e sustentável, uma vez que este, é permeável drenando as águas precipitada e reabastece os aquíferos, da mesma forma que drena água o solo respira através dos vazios constantes neste tipo de concreto trazendo benefícios para o solo, desta forma sendo reconhecido como a Melhor Prática de Gestão das Águas Pluviais.
Usado como alternativa aos sistemas de drenagem complexos e às áreas de retenção de água, ele facilita o escoamento de águas pluviais. Sendo assim a seguir apresentamos todas as funcionalidades, vantagens e desvantagens do uso desse concreto na construção civil.
Processo de fabricação
- No caso de pavimentos, a base é preparada para iniciar o processo;
- A mistura é feita com cimento, agregado graúdo (este podendo ser, brita 1(um) ou brita 0(zero) e pó de pedra (este sendo opcional) água e aditivos. É importante sempre tomar cuidado com a relação água e cimento. A adição de areia grossa ou pó de pedra pode aumentar os espaços vazios que se formarão na mistura e, consequentemente, sua permeabilidade.
- Com o concreto feito, seu transporte deve ser feito no máximo entre 1h e 1h30;
- O início da pega acontece 15 minutos após a sua aplicação;
- Podem ser acrescentadas juntas de dilatação;
- O processo de cura é feito normalmente como no concreto convencional, lembrando que, se for utilizado o cimento portland CP V ari cimento de alta resistência inicial a compressão do concreto, a sua cura pode a tingir 26Mpa em apenas 1 dia.
O processo de permeabilização da superfície, para que a água possa ultrapassar o concreto, não funciona se o concreto não estiver associado às camadas que vão represar e absorver essa água (base e sub-base granular). A água da chuva desce pelo concreto e precisa ser armazenada nessa estrutura, que deve ser feita de pedras ou britas para gerar um grande volume de espaços vazios de acordo com a NBR 16416:2015.
Ao término da chuva, a água acumulada pode seguir dois caminhos: vai para o subsolo, se o terreno onde foi feita a fundação da obra é propício para conduzir a água até o aquífero, ou segue para o sistema de drenagem do lote ou da cidade. Isso tudo acontece sem perda de espaço de pavimentação, já que a absorção é interna, evitando enchentes e realimentando o aquífero subterrâneo.
O concreto permeável é mais indicado para locais onde a carga que o material irá receber é menor e a resistência é menos exigida, tais como:
- Ciclovias;
- Quadras poliesportivas;
- Via para pedestres;
- Estacionamentos;
- Parques e praças;
- Ruas de baixo tráfego;
- Muros de arrimo;
- Isolamento térmico de paredes (alta porosidade);
- Barreiras acústicas;
- Bases permeáveis abaixo de pavimentos de alta resistência (camadas-base);
- Drenagem urbana;
- Controle de enchentes.
Vias para pedestre são exemplos de locais onde é recomendado que o concreto permeável seja aplicado, podendo ser utilizado para vias de veículos de trafego leve segundo NBR 16416:2015.
Aditivo
Os aditivos usados correspondem à finalidade do concreto permeável. Eles podem ser classificados como:
Redutor de água: Possibilita melhor trabalhabilidade e uma resistência maior;
Controlador de Hidratação: Aumenta o tempo de pega;
Modificador de Viscosidade: Melhor trabalhabilidade e menos segregação.
Durabilidade
No geral, os pavimentos feitos com o material permeável duram entre 20 a 40 anos, podendo sofrer ataques de sulfatos devidos à baixa da mistura água e cimento aos espaços vazios. Para manter sua boa funcionalidade na drenagem da água, a limpeza precisa ser feita anualmente, assim como a aspiração de poeira e partículas que penetram nos poros vazios, sendo assim prejudicando a permeabilidade deste sistema. O entupimento dos poros pode ocorrer em aproximadamente de 10 anos.
Vantagens
- Proteção do sistema de drenagem;
- Ajuda a diminuir enxurradas e enchentes;
- Possibilita a reutilização da água da chuva;
- Reduz ou elimina a necessidade de tanques de retenção;
- Reduz o impacto e o custo da infraestrutura para tratamento de água pluviais;
- Recupera a capacidade de filtração do solo;
- Realimenta a aquífero subterrâneo;
- Reduz o escoamento superficial das águas;
- Atua como filtro, impedindo que impurezas e metais pesado a tinjam o lençol freático;
- Permite melhor aproveitamento de terrenos;
- Pode ser usado como zona de transição em barragens junto aos maciços rochosos;
- Minimiza ou dispensa obras de microdrenagem local;
- Traz benefícios para área urbana (meio ambiente e economia);
- Permite o desenvolvimento de terras mais produtivas;
- Custo de ciclo de vida menor que outros concretos e asfalto.
Desvantagens
- Menor Resistência;
- Custo inicial levemente maior;
- Risco de entupimento;
CONCRETO PERMEÁVEL X CONCRETO CONVENCIONAL
A principal diferença entre o concreto permeável e o convencional, é o índice de vazios. Enquanto o tradicional é compacto e tem propriedades que enrijecem ao longo do tempo, tornando-o mais resistente, o concreto permeável é granular, criando vazios em seu espaço para que a água passe pelo mesmo.
O concreto convencional, por sua vez, é mais resistente que o permeável. Isso por que um maior volume de vazios não traz resistência ao concreto. Assim, quanto maior a resistência, menor permeabilidade.
Como podemos ver, o concreto permeável é um material que tem propriedades e funcionalidades bastante específicas. Ele não substitui o concreto convencional em qualquer tipo de obra, pois cada um tem seus benefícios e utilidades. Saber suas vantagens e aplicabilidade é fundamental para melhor aproveitá-los.
Publicado por: Carlos de Jesus Engº Civil/Geotécnico/Estrutural CREA-SP 5071244642
Referência: NBR 16416:2015